Olá!!! Precisando inserir seu trabalho pronto - ou já  - no Mettzer? Vem cá que a gente te mostrar como é fácil: 

Quando você criar um novo projeto, você deve abrir um modelo de como deveria ser cada elemento do trabalho. Assim fica muito mais fácil visualizar o resultado final e saber o que você precisa preencher em cada etapa. Depois disso, você vai precisar apagar o que já vem escrito e colocar a parte do seu projeto. 

Lembre-se: é necessário copiar e colar cada etapa separadamente para que a formatação não acabe com erros. Vamos lá?

  1. Começando meu projeto

Assim que você criar sua conta na Mettzer, vai se deparar com essa tela. Clique em "Criar meu primeiro projeto" para que o modelo abra. 





Em seguida, você vai precisar informar qual é o tipo de trabalho e inserir as suas informações:



Ao preencher os campos de Instituição, Curso e Nome do projeto, a capa e a folha de rosto do seu trabalho já vão aparecer prontas!



Dá só uma olhada:





        2. Configurando seu trabalho


Depois de inserir as informações necessárias, você começará a modificar o seu projeto. Sua tela vai se parecer com algo assim:

 


Agora, na barra lateral, você deve selecionar os elementos pré-textuais que você vai precisar no seu trabalho - é só clicar no ícone do olho para ocultar algum deles. 

No caso do exemplo é um  modelo é de um TCC. No entanto, caso fosse um artigo, por exemplo, os elementos seriam outros.



Pronto! Depois dos elementos pré-textuais, é a hora de definir os elementos textuais. 

Novamente na aba lateral, adicione os capítulos do seu trabalho (títulos primários). Para editar os que já estão ali basta clicar sobre o nome e, caso queira adicionar mais capítulos, é só clicar no botão +.




  • Dica da Mettzer: Você pode fazer pequenas alterações na formatação do seu trabalho - como colocar brasão na capa, itálico no resumo ou reposicionar as imagens - na aba de configurações, que é o ícone de engrenagens na barra azul superior. 


  • Lembre-se: trabalhamos com o padrão ABNT, então, seu trabalho modelo já vem configurado de acordo com as Normas da ABNT. Então, você só deve fazer alguma modificação se a  a sua Instituição exigir. 




Não esqueça de salvar as suas configurações antes de voltar ao projeto!




       3. Referências


Sim, você deve fazer as referências antes de colocar seu trabalho no Mettzer. Por quê? 

Simples: nós temos um sistema que permite que você referencie automaticamente uma citação, imagem ou afim caso a respectiva referência já esteja no site! 

Então, para facilitar sua vida mais tarde, cadastre-as antes de colar seu projeto. Quando você precisar, elas estarão lá :)

O sistema do Mettzer faz as referências dentro das Normas da ABNT Mas, para que isso ocorra, é necessário colocar as informações de cada referência no site. 

Primeiro, vá até o capítulo Referências. Lá, clique no botão +Criar Referência e selecione a que você vai inserir. O editor vai te pedir algumas informações, que você deve preencher, e voileReferência pronta.




        

    4. Cntrl + C/ Cntrl + V!


Agora é a hora de copiar e colar as partes do seu trabalho. Lembre de fazer isso por partes, corrigindo o espaçamento - caso haja muito espaço em branco/sobrando - e cadastrando os seus títulos. É só apagar o que está escrito no modelo e colocar o que você quiser!

Adicionar títulos é muito simples e é uma parte importante do seu trabalho, já que é através dos títulos cadastrados que geramos seu sumário. 

Para colocar um título secundário/terciário/etc, escreva normalmente - sem negrito, itálico, ou caixa alta. Se precisar de algum destaque, nós colocamos pra você, ok? -, selecione e depois, na barra de ferramentas, escolha o tipo que quiser. 

Agora que você já deixou suas referências prontas, é muito mais fácil colocar suas citações. Dá uma olhada em um exemplo de citação direta longa: 

Se você precisar de  um tutorial completo sobre citações, confira esse link aqui: Como faço citações?

Agora que você já deixou suas referências prontas, é muito mais fácil colocar suas citações. Dá uma olhada em um exemplo de citação direta longa:



Para um tutorial completo sobre citações, confere esse link aqui: Como faço citações?


            5. Salvar e exportar


Agora que está tudo pronto é só salvar seu PDF ou exportar para o Word e garantir a nota máxima no seu trabalho! 

Para exportar em PDF, clique no ícone da impressora na barra superior azul. Caso queira exportar em word, o ícone fica à esquerda da impressora. 


Lembrete: você só vai conseguir salvar seu PDF sem a marca d'água caso possua uma assinatura. A função exportar para o Word também só funciona em contas que possuem assinaturas. Para verificar os planos e preços, confere aqui: Planos e Preços




Se tiver mais alguma dúvida, vem falar com a gente no e-mail suporte@mettzer.com. Para mais tutoriais, acesse nossa Central de Ajuda