As citações são partes muito importantes de um trabalho acadêmico. Clicando aqui você entende tudo sobre elas. Aprenda com a gente como inseri-las no seu trabalho:


  • Citação Direta Curta

A citação direta curta reproduz o texto original em sua totalidade. Esse tipo de citação só pode ter no máximo três linha. No Mettzer, é só clicar ao lado do trecho da citação (antes ou depois dela) e na barra de ferramentas, selecionar a terceira opção "Inserir Referência na Citação" e escolher dentro as referências cadastradas ou cadastrar uma nova.



  • Citação Direta Longa

A citação direta longa tem o mesmo objetivo da curta, porém, apresenta trechos maiores que quatro linhas, por isso, é marcada diferente no texto. Haverá recuo e fonte 10. Espaçamento simples e não se usa aspas. No Mettzer, é só copiar o trecho da citação e colar no seu trabalho ou escrever no seu parágrafo, selecioná-lo e clicar na barra de ferramentas na última opção. Depois, é só utilizar a barra de ferramentas para referenciar. 



  • Citação da Citação (Apud)

A citação de citação é feita quando você coloca um trecho que já é citado em outra obra. Para esse tipo de citação utiliza-se o "apud", que significa "citado por". O Mettzer ainda não possui a opção automática para esse tipo de citação, mas você pode fazer da seguinte forma: inserir manualmente o sobrenome do autor, ano e página de quem é citado, apud, sobrenome do autor que se utilizou da citação, ano e página do documento consultado.


Exemplo: "[...] o entendimento que vence a superstição deve imperar sobre a natureza desencantada." (ADORNO, 1985, p. 17 apud HORKHEIMER, 1978, p. 5).

 

*Dica: A ordem será sempre o autor original citador por (=apud) o autor do documento que você leu. Lembrando que nas referências você só vai colocar o autor que você leu, o último autor que aparece na citação.


Se tiver dificuldades com a referenciação, consulte nosso artigo sobre isso aqui.