As citações são partes muito importantes de um trabalho acadêmico. Clicando aqui você entende tudo sobre elas. Aprenda com a gente como inseri-las no seu trabalho:


  • Citação Direta Curta

A citação direta curta reproduz o texto original em sua totalidade. Esse tipo de citação só pode ter no máximo três linhas. No Mettzer, é só clicar ao lado do trecho da citação (antes ou depois dela) e, na barra de ferramentas, selecionar a terceira opção "Inserir Referência na Citação" e escolher dentro as referências cadastradas ou cadastrar uma nova.



  • Citação Direta Longa

A citação direta longa tem o mesmo objetivo da curta, porém, apresenta trechos maiores que quatro linhas, por isso, é marcada diferente no texto. Haverá recuo e fonte 10. Espaçamento simples e ausência de aspas. No Mettzer, é só copiar o trecho da citação e colar no seu trabalho ou escrever no seu parágrafo, selecioná-lo e clicar na barra de ferramentas na última opção. Depois, utilizar a barra de ferramentas para referenciar. 



  • Citação da Citação (Apud)

A citação de citação é feita quando você coloca um trecho que já é citado em outra obra. Para esse tipo de citação utiliza-se o "apud", que significa "citado por". O Mettzer ainda não possui a opção automática para esse tipo de citação, mas você pode fazer da seguinte forma: inserir manualmente o sobrenome do autor, ano e página de quem é citado, apud, sobrenome do autor que se utilizou da citação, ano e página do documento consultado.


Exemplo: "[...] o entendimento que vence a superstição deve imperar sobre a natureza desencantada." (ADORNO, 1985, p. 17 apud HORKHEIMER, 1978, p. 5).

 

*Dica: A ordem será sempre o autor original citador por (=apud) o autor do documento que você leu. Lembrando que nas referências você só vai colocar o autor que você leu, o último autor que aparece na citação.


Se tiver dificuldades com a referenciação, consulte nosso artigo sobre isso aqui.


  • Citação Indireta (paráfrase) 

Este formato de citação deve ser utilizado quando a ideia de quem escreveu pode ser incorporada ao texto a partir das suas próprias palavras. Desta forma, você irá traduzir, ou explicar aquela ideia utilizando seus próprios termos. Apenas tenha o cuidado de jamais alterar o que foi dito originalmente. Igualmente a referência da fonte deve ser feita assim como em qualquer outro formato de citação. O objetivo da paráfrase é expressar certa ideia de modo mais acessível, com linguagem de fácil compreensão. Além, é claro, de poder dar o seu “tom” a uma ideia que estará dentro do seu texto.

Desta forma, as citações indiretas aceitas na escrita acadêmica não incluem a mera reprodução, ou troca de uma palavra por outra.

Você pode considerar esses dois pontos na produção:

a) Faça um comentário explicativo, apresentando a ideia e desenvolvendo conceitos e esclarecimentos sobre;

b) Desenvolva ou amplie as ideias do original, acrescentando exemplos, comparações e contrastes.

Não se esqueça que, diferentemente da citação direta, a indireta deve seguir a formatação do texto, sem recuo ou alteração no tamanho da fonte.

Exemplos de citação indireta

Veja estes dois exemplos de citação indireta:

De acordo com Mattar (1996), a pesquisa bibliográfica é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são geralmente pouco ou inexistentes.

Os estudos exploratórios têm como principal característica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade, e neles procura-se obter um primeiro contato com a situação a ser pesquisada (SAMARA; BARROS, 2002).

Expressões que podem ser utilizadas em citações indiretas

  • De acordo com Mettzer (ano, p.), …
  • Como aponta Mettzer (ano, p.)…
  • Segundo Mettzer (ano, p.)…
  • Para Mettzer (ano, p.)…
  • Mettzer (ano, p.) afirma/declara que…
  • Nas palavras de Mettzer (ano, p.), …
  • … por isso, Mettzer (ano, p.) recorda…

Se quiser saber mais sobre citações indiretas, dê uma olhada no nosso blog