Olá!


As referências bibliográficas é umas parte importante dos trabalhos acadêmicos, mas entre os são diversos modelos e regras de referências a tarefa pode não ser fácil. Mas aqui no Mettzer a gente descomplica! 


Veja como é fácil incluir as referências usando o Mettzer:


Para adicionar referências, acesse o título "Referências" na barra lateral esquerda, conforme na imagem abaixo:




Clique em "+Criar Referências".




Ao clicar no botão, o editor apresentará as opções: selecionar uma referência salva na Biblioteca de Referências ou criar uma nova. Agora você deve clicar em "+Criar nova".





Nesse artigo nós abordaremos como criar uma nova referência, para saber mais sobre a biblioteca de referências, você pode conferir o artigo: Biblioteca de Referências - Como usar?



O próximo passo é escolher o tipo de referência desejado.




Preencha os dados solicitados e clique em salvar. Perceba que, enquanto você insere os dados da obra o sistema, gera uma previa de como ficará a referência.



Pronto! O Mettzer automaticamente insere a referência de acordo com as normas da ABNT. 




Para editar alguma informação é só clicar no ícone do lápis e se quiser excluir é só clicar no X.


Quando duas referências tem o mesmo autor e data, você pode incluir letras após o ano para diferenciar nas citações, veja no exemplo:






Para as referências do tipo Livros e eBooks também é possível usar a busca automática de referências, confira nesse artigo: Busca automática de referências - Como usar?


No editor é possível inserir referências no corpo do texto, além no elemento pós-textual como está descrito neste artigo. Confira o artigo sobre barra de ferramenta aqui: Barra de ferramentas - Como usá-la? 



Dúvidas sobre as regras da ABNT aplicadas à referência? Acesse o nosso blog nesse link!


Veja também:


Se tiver mais alguma dúvida, vem falar com a gente no e-mail suporte@mettzer.com. Para mais tutoriais, acesse nossa Central de Ajuda